AO FIM DE QUASE DOIS MESES DE DENUNCIAS FEITAS ÁS ENTIDADES COMPETENTES DESTE PAÍS, E NÃO SÓ, OBTIVEMOS UMA RESPOSTA, UMA LUZ AO FUNDO DO TUNEL, MAS SEMPRE É UMA LUZ ...
SINDICATO DEMOCRÁTICO DOS TRABALHADORES DAS COMUNICAÇÕES E DOS MÉDIA
COMUNICADO 38/SN/2003
BALANÇO À PT CONTACT
O Secretariado Nacional do SINDETELCO acha importante fazer um balanço deste 1º semestre de 2003, no que diz respeito à sua actividade na PT Contact, tendo em conta às alterações verificadas na Administração.
- Com a não actualização salarial, acção discriminatória em relação a todos os trabalhadores do Grupo PT, o Secretariado Nacional do SINDETELCO irá fazer todas as diligências necessárias no sentido de alertar as entidades competentes de forma a denunciar esta acção discriminatória. Se for caso disso agiremos junto da Inspecção do Trabalho.
- Redução dos valores de remuneração aos novos contratos de trabalho celebrados;
- Permanência da politica de contratos temporários em vez de contratos em termo certo. Não faz qualquer sentido a prossecução desta politica;
- Alteração sempre constante e abusiva da rotatividade dos horários de trabalho com os consequentes prejuízos a quem tem que estar disponivel para estas constantes alterações.
Temos a convicção que a Empresa, ao longo destes anos, já deveria ter mudado o rumo das coisas e, neste momento, os seus colaboradores não estariam a sofrer as respectivas consequências de situações a que são efectivamente alheios. A conjuntura do país não é motivo justificativo para que a Empresa adopte medidas tão restritivas e lesivas dos interesses dos trabalhadores, pois no passado, houve momentos propícios em que poderia ter tomado iniciativas para ir ao encontro das expectativas dos seus colaboradores.
Daí que façamos uma análise crítica, à actividade da Empresa na política de Recursos Humanos, pois não é só com boas performances nas áreas comerciais e financeiras que se analisa os resultados de uma Empresa.
Aceitamos e partilhamos todas as preocupações manifestadas por todos os trabalhadores dos Call Centers e temos conseguido alguns ganhos através do Diálogo Social. Todavia existem ainda muitas matérias passiveis de melhoria mas para tal é necessária uma consciencialização de todos os intervenientes para a prossecução destes objectivos.
Os trabalhadores, seja qual for o seu estatuto dentro da Empresa, poderão sempre contar com o forte empenho e mobilização do Secretariado Nacional do SINDETELCO. Estamos dispostos a levar para diante a alteração do rumo deste estado de coisas.
PARA AQUELES QUE PENSAM QUE ESTAMOS ADORMECIDOS, PURO ENGANO ... AQUI FICA UM MAIL RECEBIDO HOJE, COMO É OBVIO SALVAGUARDAMOS A IDENTIDADE DO REMETENTE ...
Boa tarde! Ao descobrir o vosso Blog não posso deixar de me apresentar
solidária e quase envolvida na vossa luta pelos direitos de todos os
trabalhadores que vivem quotidianamente em situação altamente precária! Faço
parte de um movimento ou de um grupo de trabalhadores precários que se
reunem com alguma frequência procurando encontrar novas formas de mostrar
resistência face a esta forma de repressão, opressão e exploração de
trabalhadores (fundamentalmente jovens)..enfim aquilo que se passa em todos
os call centers no geral e nos da PT Contact em particular! Já desenvolvemos
uma série de intervenções junto de algumas empresas em que temos
trabalhadores precários a trabalhar! Conseguimos fazer um piquete de greve
no dia 10 de Dezembro (Greve Geral), no call center da EDP, onde assim como
o que se passa na PT Contact os trabalhadores são tratados como coisas,
máquinas que têm como infima função produzir ao máximo com o objectivo final
de dar lucro à empresa!! Enfim muita quantidade, muito pouca qualidade!
Muita exloração e falta de respeito pelo factor humano, pelo trabalhador!
Muita ilegalidade nos contratos de trabalho!! Este grupo a que pertenco está
em vias de se formar como associação de trabalhadores precários ("legal e
oficial"). Gostava de conseguir entrar em contacto real convosco, penso que
temos muitas experiências a trocar e que unir forças contra esta exploração
é um imperativo! Estamos a preparar uma intervenção em massa nos (vários)
call centers da PT Contact, precisamos de ajuda e contactos, quanto mais
gente em luta e protesto melhor! ...